A transmissão manual possui 5 ou 6 marchas á frente.
O esquema de mudanças está inscrito no topo da manopla da alavanca de mudanças.
A transmissão é totalmente sincronizada em todas as marchas a frente, a fim de que as mudanças tanto para urna marcha mais alta como para urna marcha mais baixa sejam efetuadas facilmente.
Durante a mudança de marchas, pressione totalmente o pedal da embreagem e, em seguida, libere-o lentamente. Caso o seu veículo esteja equipado com interruptor de trava de ignição, o motor não entrará em funcionamento ao dar a partida no motor sem pressionar o pedal da embreagem (se equipado).
A alavanca de mudanças deve voltar á posição Neutro antes da mudança para a posição "R" (Ré). Pressione o botão (tipo B) localizado logo abaixo da manopla da alavanca de mudanças, enquanto se faz a movimentação da alavanca de mudanças para a posição "R" (Ré). Certifique-se que o veículo esteja completamente parado antes de mudar para a posição "R" (Ré).
Nunca deixe o motor funcionar com o ponteiro do tacômetro (rpm) na região vermelha.
CUIDADO
Esse excesso de rotação pode danificar seriamente o motor.
Em dias muito frios, a mudança de marchas pode tornar-se difícil enquanto o lubrificante da transmissão não estiver aquecido. Isso é normal e não prejudica a transmissão.
Caso o veículo esteja completamente parado e ainda seja difícil engatar a 1a marcha ou "R" (Ré), coloque a alavanca de mudanças na posição Neutro e libere o pedal da embreagem. Pressione o pedal da embreagem até o fundo e, em seguida, movimente a alavanca de mudanças para a 1a marcha ou "R" (Ré).
CUIDADO
ATENÇÃO
O veículo pode escorregar causando um acidente.
Utilização da embreagem
A embreagem deve ser totalmente pressionada antes de realizar as mudanças de marcha e depois, liberada lentamente. Durante a condução do veículo, o pedal da embreagem deve estar sempre totalmente liberado. Enquanto estiver dirigindo, não descanse o pé sobre o pedal da embreagem, pois isso pode causar desgaste prematuro do sistema. Não acione parcialmente a embreagem para segurar o veículo em um aclive. Isso pode causar desgaste desnecessário. Para segurar o veículo em um aclive, utilize o freio de serviço ou o freio de estacionamento. Não acione o pedal da embreagem rápida e repetidamente
CUIDADO
Ao acionar o pedal da embreagem, pressione-o totalmente. Caso não pressione totalmente o pedal da embreagem, a embreagem sofrerá desgaste prematuro ou poderá ocorrer ruído.
Redução de marchas
Quando precisar reduzir a marcha em tráfego pesado ou ao subir aclives, reduza a marcha antes do motor começar a exigir a mudança de marcha. A redução de marchas reduz a chance do motor morrer e fornece melhor aceleração quando precisar novamente aumentar a velocidade. Quando o veículo estiver trafegando em declives acentuados, a redução de marchas mantém uma velocidade segura e prolonga a vida útil dos freios.
Renault Sandero. Destravamento das portas
Pressione o botão de destravamento 2.
O destravamento é visualizado por
uma intermitência do pisca-alerta e
dos indicadores de direção.
Observaç&at ...
Fiat Uno. Comandos
COMANDOS - fig. 52
Seletor para regular a temperatura
do ar (mistura ar quente/frio).
Cursor para ligar a recirculação
do ar.
Seletor para ligar o ventilador e o
ar-condicionado.
...