Com o auxílio de um líquido denominado AdBlue que contém ureia, um catalisador transforma até 85% dos óxidos de azoto (NOx) em azoto e água, inofensivos para a saúde e o meio ambiente.
O AdBlue encontra-se num depósito específico, de cerca de 15 litros. O seu conteúdo permite uma autonomia de cerca de 18 000 km. Um dispositivo de alerta acciona-se automaticamente quando o nível de reserva é atingido: pode percorrer cerca de 2 400 km antes que o reservatório fique vazio.
Quando o reservatório de AdBlue estiver vazio, um dispositivo regulamentar impede o arranque do motor Quando o sistema SCR apresentar um problema de funcionamento, o nível de emissões do seu veículo deixa de estar em conformidade com a regulamentação Euro 6: o seu veículo torna-se poluente.
No caso de problema de funcionamento confirmado do sistema SCR, deve dirigir-se, o mais rapidamente possível, à rede CITROËN ou a uma oficina qualificada: após percorridos 1 100 km, um dispositivo será activado automaticamente para impedir o arranque do motor.
Nos dois casos, um indicador de autonomia permite-lhe saber a distância que pode percorrer antes da imobilização do veículo.
Congelamento do AdBlue
O AdBlue gela a temperaturas inferiores a cerca de -11C.
O sistema SCR possui um dispositivo de reaquecimento do depósito de AdBlue que lhe permite colocar o veículo em movimento em todas as condições climáticas.
Peugeot 208. Elementos de identificação
Diferentes dispositivos de marcação visíveis
para a identificação e a procura do veículo.
A. Número de série sob o capot motor.
Este número está gravado na carroçaria
próximo do suporte do amortecedor.
B. ...
Fiat Uno. Ar-condicionado
A utilização constante do ar-condicionado pode resultar, com o tempo,
na formação de mau cheiro devido ao acúmulo de poeira e umidade no sistema
de ar-condicionado, facilitando a proliferação de fungos e bactérias.
Para
minimizar o problema de mau cheiro, é recomendado, semanalmente, ...