1. Estacione em uma superfície nivelada e acione o freio de estacionamento.
2. Coloque a alavanca de mudanças na posição "R" (Marcha a ré) com transmissão manual ou na posição "P" (Estacionado) com transmissão automática.
3. Ligue as luzes de advertência (pisca alerta).
4. Remova o triângulo de segurança, o estepe, o macaco e a chave de roda do veículo.
5. Calce a roda diagonalmente oposta à que será substituída, para evitar que o veículo se mova quando for levantado pelo macaco.
ATENÇÃO
Substituição de um pneu
Para evitar que o veículo se movimente ao substituir um pneu, sempre acione totalmente o freio de estacionamento, e calce a roda diagonalmente oposta à que será substituída.
Recomendamos que as rodas do veículo sejam calçadas e que ninguém permaneça no seu interior enquanto estiver apoiado sobre o macaco.
6. Afrouxe as porcas da roda com a chave de roda girando-as no sentido anti-horário, uma de cada vez, mas não remova nenhuma porca antes de suspender o veículo do solo.
7. Posicione o macaco no ponto de apoio mais próximo do pneu que irá substituir.
Posicione o macaco nos locais indicados sob a carroceria. Os pontos de apoio do macaco são placas soldadas à carroceria com duas linguetas e uma marca do ponto de levantamento para posicionar o macaco.
ATENÇÃO
Posição do macaco
Para reduzir a possibilidade de ferimentos, certifique-se de usar somente o macaco original fornecido com seu veículo e as posições corretas para apoio do macaco. O ponto de levantamento no veículo e ponto de apoio do macaco no solo devem ficar em uma linha vertical em relação ao solo.
Nunca use outras partes do veículo como ponto de apoio para o macaco.
8. Encaixe a chave de roda no macaco e gire-a no sentido horário, levantando o veículo até que o pneu desencoste do solo.
Essa medida é de aproximadamente 30 mm. Antes de remover as porcas da roda, certifique-se de que o veículo esteja estável e que não haja a possibilidade de se movimentar ou escorregar.
9. Solte completamente as porcas da roda e remova-as com seus dedos. Deslize a roda para fora dos prisioneiros do cubo e deite-a no solo para que não saia rolando.
Para colocar a roda no cubo, pegue o estepe, alinhe os orifícios com os prisioneiros do cubo e deslize a roda na direção deles. Se isso for difícil, incline ligeiramente a roda e alinhe o orifício superior da roda com o prisioneiro superior.
Em seguida, balance um pouco a roda para frente e para trás até que ela deslize sobre os outros prisioneiros.
ATENÇÃO
As rodas podem ter bordas cortantes.
Para evitar ferimentos, manuseie-as com cuidado.
Antes de instalar a roda, certifique-se de que não haja nada na superfície do cubo ou da roda (como sujeira, lama ou cascalho) que interfira na correta instalação da roda sobre o cubo. Se houver algo, remova.
Se não houver assentamento perfeito da roda no cubo, as porcas poderão se soltar, ocasionando a soltura da roda.
A soltura da roda pode resultar na perda de controle do veículo. Isso pode causar ferimentos graves ou morte.
10. Para reinstalar a roda, segure-a e coloque as porcas nos prisioneiros, apertando-as manualmente tanto quanto for possível até prendê-las. As porcas devem ser instaladas com a parte cônica voltada para o lado da roda. Balance a roda para certificar-se que ela esteja completamente assentada. Em seguida aperte as porcas com as mãos novamente tanto quanto for possível. Usando a chave de roda aperte todas as porcas, na sequência indicada na figura, segurando a roda com uma das mãos, para proporcionar um encaixe mais preciso antes de abaixar o veículo.
11. Abaixe o veículo até o solo, girando a chave de roda, instalada no macaco, no sentido anti-horário.
12. Posicione a chave de roda conforme mostrado na figura e aperte as porcas.
Certifique-se de que a chave esteja perfeitamente encaixada na porca. Ao apertar as porcas da roda, não aplique força excessiva utilizando os pés ou um tubo prolongador adaptado à chave de roda.
13. Aperte as porcas alternadamente na sequência numérica mostrada na figura até que todas estejam bem apertadas. Verifique novamente o aperto de cada porca.
Depois de trocar os pneus, recomendamos que o sistema seja verificado por uma concessionária autorizada Hyundai Motor Brasil (HMB).
Torque de aperto das porcas de roda: Rodas de liga de alumínio ou aço: 9 - 11 kgf.m (65 - 79 lbf.pé)
14. Caso possua um calibrador de pneus, retire a tampa da válvula e verifique a pressão.
Se esta for inferior à recomendada, conduza o veículo em baixa velocidade até o posto de serviços mais próximo e calibre o pneu. Se a pressão for superior à recomendada, ajuste-a até a correta.
15. Recoloque a tampa sempre após verificar ou ajustar a pressão dos pneus. Se a tampa não for colocada, pode haver vazamento de ar do pneu. Se perder a tampa, adquira outra e coloque-a o mais rápido possível.
16. Após a substituição de um pneu, verifique se a roda removida foi corretamente posicionada no alojamento apropriado.
Guarde o macaco e as ferramentas no compartimento apropriado.
CUIDADO
Seu veículo possui roscas métricas nos prisioneiros do cubo e nas porcas da roda.
Ao substituir os pneus, certifique-se de que as mesmas porcas que foram retiradas sejam reinstaladas ou, se substituídas, que sejam usadas porcas com mesma rosca métrica e mesma configuração de chanfro. A instalação de uma porca com rosca não métrica em um prisioneiro métrico ou vice-versa não fixará a roda ao cubo corretamente e danificará o prisioneiro de modo que ele deverá ser substituído.
Observe que a maioria das porcas de roda não tem roscas métricas. Tenha muita atenção ao verificar o tipo de rosca antes de instalar porcas ou rodas de reposição. Caso tenha alguma dúvida, consulte uma concessionária autorizada Hyundai Motor Brasil (HMB).
ATENÇÃO
Prisioneiros do cubo
Se os prisioneiros estiverem danificados, eles podem perder a capacidade de fixar a roda. Isso pode causar a perda da roda e uma colisão, provocando ferimentos graves.
Para evitar que o macaco, a chave de roda e o estepe façam barulho enquanto o veículo estiver em movimento, guarde-os corretamente.
ATENÇÃO
Pressão incorreta do estepe
Verifique a pressão dos pneus o mais rápido possível, após a instalação do estepe. Ajuste-o com a pressão especificada, se necessário.
Consulte "Pneus e rodas" na seção 8.
Importante - uso de estepe compacto (se equipado)
Se o veículo estiver equipado com um estepe compacto, este pneu ocupa menos espaço do que um pneu normal. Este pneu é menor do que um pneu normal e foi projetado apenas para uso temporário.
CUIDADO
ATENÇÃO
O estepe compacto deve ser utilizado apenas em caso de emergência. Não conduza o veículo com o estepe compacto em uso com velocidade superior a 80 km/h. O pneu original deve ser reparado ou substituído o mais rápido possível para evitar acidentes devido ao uso do estepe.
NOTA
Verifique a pressão após instalar o estepe. Ajuste-o com a pressão especificada, se necessário.
Quando usar um estepe compacto, tome as seguintes precauções:
Uma velocidade muito alta pode danificar o pneu.
Qualquer obstáculo na pista, como buracos ou sujeira, podem danificar gravemente o estepe compacto.
Fiat Uno. Luz de placa
LUZ DE PLACA - fig. 21
Para substituir a lâmpada, deve-se:
retirar o refletor A-fig. 21 atuando
na trava indicada pela seta.
girar o porta-lâmpada no sentido
antihorário e retirá-lo d ...
Nissan March. Segurança das crianças
As crianças precisam do auxílio dos adultos para se protegerem. Elas precisam
estar sentadas corretamente e com o cinto de segurança afivelado.
Em adição a inform ...