Fig. 42 Um veículo com os ocupantes do veículo sem cintos de segurança está
em rota de colisão com um muro.
Fig. 43 Um veículo com os ocupantes do veículo sem cintos de segurança colide
com o muro.
O princípio físico de uma colisão frontal pode ser explicado com facilidade. Assim que o veículo entra em movimento → Fig. 42, uma energia de movimento age tanto sobre o veículo quanto sobre seus ocupantes. Essa energia é denominada "energia cinética".
Quanto maior a velocidade e o peso do veículo, mais energia deve ser amortecida em caso de acidente.
A velocidade do veículo, entretanto, é o fator mais significativo. Quando, por exemplo, a velocidade dobra de 25 km/h para aproximadamente 50 km/h, a energia cinética é quadruplicada! A intensidade da "energia cinética" depende em grande parte da velocidade do veículo, do peso do veículo e dos ocupantes do veículo. Com velocidade e peso crescentes, mais energia precisa ser dissipada em caso de um acidente.
Os ocupantes do veículo que não colocaram seus cintos de segurança não estão, portanto, "presos" ao seu veículo. Consequentemente, essas pessoas continuarão a se movimentar com a mesma velocidade do veículo antes da colisão, até que parem! Uma vez que os ocupantes do veículo não estão usando o cinto de segurança em nosso exemplo, a energia cinética total dos ocupantes do veículo, em caso de colisão, só é dissipada pelo impacto contra o muro → Fig. 43.
A uma velocidade de aproximadamente 50 km/h em um acidente ocorrem forças atuantes no corpo que podem exceder facilmente uma tonelada (1.000 kg). As forças atuantes sobre o corpo aumentam ainda mais em velocidades maiores.
Este exemplo não se aplica somente a colisões frontais, mas sim a todos os tipos de acidentes e colisões.
Hyundai HB20. Condução sob chuva
Chuva e estradas molhadas podem resultar
em uma condução perigosa, especialmente
se não estiver preparado para a superfície escorregadia.
Seguem algumas sugest&oti ...
Renault Sandero. Ferramentas
Acesso às ferramentas
A presença de ferramentas depende da
versão do veículo.
Macaco 1
Para utilizar o macaco, desaperte
a porca 4. Contraia corretamente o
macaco ...