Fig. 133 Na parte interna da portinhola do tanque de combustível: etiqueta
com a pressão dos pneus.
A figura → Fig. 133 ilustra, como exemplo, a localização da etiqueta da pressão dos pneus do modelo Novo Gol 4 portas. O modelo Novo Gol 2 portas segue o mesmo conceito.
A pressão correta dos pneus instalados de fábrica está registrada em uma etiqueta adesiva. A etiqueta adesiva → Fig. 133 se encontra na parte interna da portinhola do tanque de combustível.
Uma pressão dos pneus muito baixa ou muito alta encurta a vida útil dos pneus e tem efeitos desfavoráveis sobre o comportamento de direção do veículo . A pressão correta dos pneus é especialmente importante, principalmente em alta velocidade. Uma pressão dos pneus inadequada leva a um desgaste elevado do pneu ou até ao estouro do pneu.
Por isso, a pressão deve ser verificada ao menos uma vez a cada 15 dias e, adicionalmente, antes de qualquer condução mais longa.
A pressão dos pneus indicada na etiqueta é válida para um pneu frio. A pressão dos pneus é mais alta em pneus quentes do que em pneus frios.
Por isso, jamais liberar o ar de um pneu quente para adequar a pressão dos pneus. Neste caso, a pressão dos pneus seria tão baixa que poderia levar a um estouro súbito.
Verificar a pressão dos pneus
Verificar a pressão dos pneus somente se os pneus tiverem rodado não mais que alguns quilômetros e em baixa velocidade nas últimas 3 horas.
- Verificar a pressão dos pneus regularmente e sempre com os pneus frios. Verificar sempre todos os pneus, inclusive o pneu da roda de emergência. Em regiões mais frias, a pressão dos pneus deverá ser verificada com mais frequência, mas somente se o veículo não tiver sido movimentado anteriormente. Utilizar sempre um medidor de pressão dos pneus em boas condições de funcionamento.
- Em caso de aumento de carregamento, adequar a pressão dos pneus de maneira correspondente.
- Após a adequação da pressão dos pneus, atentar para a recolocação das tampas das válvulas.
A roda de emergência recebe a máxima pressão dos pneus prevista para o veículo.
ATENÇÃO
Uma pressão dos pneus muito baixa ou muito alta pode fazer com que o pneu esvazie ou estoure durante a condução. Isto pode causar acidentes graves e ferimentos fatais.
● Uma pressão dos pneus muito baixa pode aquecer fortemente os pneus, podendo causar o desprendimento da banda de rodagem e o estouro do pneu.
● Velocidade excessiva ou sobrecarga do veículo podem gerar superaquecimento e danos repentinos aos pneus, inclusive estouro dos pneus e soltura da banda de rodagem, o que pode levar à perda de controle da direção.
● Uma pressão dos pneus muito alta ou muito baixa encurta a vida útil dos pneus e piora o comportamento de direção do veículo.
● Verificar regularmente a pressão dos pneus, no mínimo, uma vez a cada 15 dias e, adicionalmente, antes de cada condução mais longa.
● Todos os pneus precisam ter sempre a pressão dos pneus adequada ao carregamento.
● Jamais reduzir a pressão elevada de pneus quentes.
NOTA
● Ao inserir o medidor de pressão dos pneus, atentar para que ele não bata na haste da válvula.
Caso contrário, podem ocorrer danos na válvula do pneu.
● Tampas de válvula inexistentes ou mal rosqueadas podem levar a danos na válvula do pneu. Por isso, conduzir sempre com as tampas das válvulas completamente rosqueadas e que correspondem às tampas de válvula instaladas de fábrica.
Uma pressão dos pneus insuficiente aumenta o consumo de combustível.
Volkswagen Gol. Trocar a roda
Fig. 142 Troca de roda: sequência de remoção dos parafusos da roda.
Remover a roda
- Observar a lista de controle.
- Soltar os parafusos da roda
- Levantar o veículo ...
Citroen C3. Reinicialização dos
elevadores dos vidros
Ao ligar a bateria depois de ter sido desligada,
deverá reinicializar a função antientalamento.
A função antientalamento permanece inactiva
durante as seguintes ...