O sistema de assistência de frenagem ABS e EBV funcionam somente com o motor em funcionamento e contribuem bastante com a segurança de condução ativa.
Sistema antibloqueio do freio (ABS)
O ABS pode impedir um travamento das rodas em frenagens até pouco antes da parada do veículo e apoia o condutor a conduzir e a manter o controle do veículo. Isto significa que o veículo tem pouca tendência a derrapar mesmo em uma frenagem total:
- Pisar fortemente no pedal do freio e mantê-lo pressionado. Não retirar o pé do pedal do freio ou diminuir a força sobre o pedal do freio!
- Não "bombear" com o pedal do freio ou diminuir a pressão sobre o pedal do freio!
- Conduzir o veículo enquanto o pedal do freio é pisado fortemente.
- Ao soltar o pedal do freio ou ao reduzir a força sobre o pedal do freio, o ABS desliga-se.
O funcionamento do ABS pode ser percebido por um movimento pulsante do pedal do freio, bem como por ruídos. Não se pode esperar que o ABS reduza a distância de frenagem em todas as condições.
A distância de frenagem pode até aumentar sobre cascalho ou neve recente e sobre uma superfície congelada ou escorregadia.
Distribuidor eletrônico da força de frenagem (EBV)
Em todos os veículos, ao acionar o freio, o centro de gravidade do veículo se desloca para frente.
Com isso existe o risco de bloqueio das rodas traseiras por causa da tração baixa. O distribuidor eletrônico da força de frenagem distribui a força de frenagem para as rodas traseiras e garante uma divisão ótima da força de frenagem entre o eixo dianteiro e traseiro. Em condições normais, ele evita danos na parte traseira do veículo por causa da frenagem exercida sobre as rodas traseiras.
O funcionamento do distribuidor eletrônico da força de frenagem faz parte das funções do ABS.
ATENÇÃO
Uma condução rápida sobre ruas congeladas, escorregadias ou molhadas pode ocasionar a perda de controle do veículo e ferimentos graves no condutor e nos passageiros.
● Adequar a velocidade e a forma de condução de acordo com as condições de visibilidade, climáticas, da pista e do trânsito. A maior segurança oferecida pelos sistemas de apoio à frenagem ABS e EBV não deve incentivar a colocar a segurança em risco.
● O sistema de assistência à frenagem não pode ir além dos limites impostos pela física.
Ruas escorregadias e molhadas continuam muito perigosas.
● Uma condução muito rápida por pistas molhadas pode provocar a perda do contato das rodas com a pista e a "aquaplanagem". Um veículo não pode ser freado, conduzido e controlado se tiver perdido o contato com a pista.
● O sistema de assistência à frenagem não pode impedir um acidente quando, por exemplo, estiver conduzindo muito próximo ou muito rápido para a respectiva situação de condução.
● Apesar de o sistema de assistência à frenagem ser muito eficiente e auxiliar a controlar o veículo em situações difíceis, lembrar sempre que a estabilidade da condução depende da aderência dos pneus.
● Ao acelerar sobre uma pista escorregadia, por exemplo, sobre gelo ou neve, acelerar cautelosamente. As rodas também podem patinar com sistema de assistência à frenagem, o que pode causar a perda de controle do veículo.
ATENÇÃO
A eficiência do ABS pode ser bastante reduzida quando outros componentes e sistemas que envolvem a dinâmica do veículo não tiverem manutenção correta ou não estiverem funcionando.
Isto se refere também a freios, pneus e outros sistemas mencionados anteriormente, mas não somente a eles.
● Lembrar sempre que conversões e modificações no veículo podem influenciar o funcionamento do ABS e EBV.
● Modificações no sistema de amortecimento do veículo ou a utilização de combinações de rodas e pneus, podem influenciar o funcionamento do ABS e EBV e, reduzir sua eficiência.
● A eficiência do ABS e EBV também é definida por um pneu adequado , Rodas e pneus.
Em procedimentos de regulagem dos sistemas descritos podem ocorrer ruídos de funcionamento.
Nissan March. Vidros
Utilize limpa-vidros para remover o embaçamento e a camada de poeira das superfícies
dos vidros. É normal que os vidros do veículo fiquem embaçados após fic ...
Volkswagen Gol. Abrir ou fechar os vidros
eletricamente
Fig. 30 Na porta do condutor: teclas dos vidros elétricos dianteiros.
Fig. 31 No console central: teclas dos vidros elétricos traseiros.
O acionamento elétrico dos vidro ...