Atenção
|
CUIDADO
|
Mudança de marchas
Ao trocar as marchas, aumentando ou reduzindo- as, pressione totalmente o pedal da embreagem, engatando a marcha apropriada e a seguir, soltando o pedal da embreagem lentamente e suavemente. Para assegurar uma mudança suave de marchas, pressione completamente o pedal da embreagem antes de mover a alavanca seletora de marchas. Caso o pedal da embreagem não esteja completamente pressionado, antes da transmissão ser engatada, poderá ser ouvido um ruído de engrenagens. Isto pode resultar em danos à transmissão. Sempre comece a dirigir em 1 (primeira) marcha e troque para a 2 (segunda), 3 (terceira), 4 (quarta) e 5 (quinta) marchas em sequência, de acordo com a velocidade do veículo.
Você não pode mudar diretamente da 5 (quinta) marcha para a R (Ré). Primeiro mude para a posição N (Neutro), e então para a posição R (Ré). Caso seja difícil mover a alavanca seletora de marchas para as posições R (Ré) ou 1 (primeira) marcha, passe para a posição N (Neutro), então libere o pedal da embreagem. Pressione o pedal da embreagem novamente, e engate a R (Ré) ou 1 (primeira) marcha.
Velocidade máxima sugerida para cada marcha
Passe para uma marcha mais baixa, caso o motor não esteja funcionando suavemente, ou seja necessário acelerar. Não exceda a velocidade máxima sugerida (mostrada ao lado), em nenhuma marcha. Para a condução em estradas planas, utilize a marcha mais alta sugerida para a velocidade em questão. Sempre obedeça aos limites de velocidade estabelecidos e dirija conforme as condições da estrada; isto lhe assegurará uma condução segura. Não aumente demasiadamente as rotações do motor ao mudar para uma marcha mais baixa, pois isto poderá causar danos ao motor ou perda de controle do veículo.
Motor 1. 6 modelo HR16DE (5 M/T)
Motor 1. 0 modelo HR10DE (5 M/T)
Citroen C3. Anomalia de funcionamento
Em caso de problema de
funcionamento, ao engrenar a
marcha-atrás esta luz avisadora
acende-se no quadro de bordo,
acompanhada pela visualização de
uma mensagem e de um sinal ...
Chevrolet Onix. Sinais de seta e de mudança de faixa
Alavanca para cima : Indicador
direito
Alavanca para baixo : Indicador
esquerdo
Se a alavanca for movida além do
ponto de resistência, o indicador é
alterado constantemen ...